"Não vou viver de consertar computador".
Na hora que eu ouvi isso, fiquei extremamente incomodado e perguntei o porquê. O rapaz me respondeu:
- Porque isso já morreu, não paga bem, qualquer um pode fazer....
Veja que absurda é essa conclusão e que compartilho agora a minha experiência e opinião sobre "Viver de consertar computador".
Tecnicamente falando, consertar computadores é uma subárea da Infraestrutura de TI que chamamos de Suporte Técnico.
A área de Suporte Técnico também engloba conhecimentos de Gestão de Serviços, Administração de Servidores e Redes de Computadores. Portanto, consertar computador é um nicho recheado de demanda dentro desse mundo.
Um profissional de nível Técnico, o famoso Técnico de Informática, quando estabelecido no mercado ganha em torno de R$ 2.500,00 a R$3.000,00. Se for um microempreendedor com habilidades excepcionais de vendas, esse valor pode passar dos 4 dígitos.
Possuo diversos colegas que tem essa experiência no currículo e que podem servir de incentivo aos jovens que estão chegando na área.
O Técnico profissional de Suporte e Manutenção de Computadores é um profissional requisitado e muitas vezes faltante nas empresas de pequeno e médio porte, além de órgãos públicos como prefeituras e câmaras de vereadores de cidades pequenas.
Portanto, se existe algum sonho que envolva viver de consertar computador, saiba que você pode vivê-lo sem problemas, mas com a certeza de que existe um caminho de maturidade a ser percorrido, assim como acontece em outros segmentos.
Se eu puder fazer uma analogia, eu sempre penso no aplicativo "PlutoTV". Ele fornece uma grade gratuita de programação com séries e filmes, a maioria dos anos 60 a 80. Eles poderiam pensar, "mas quem vai assistir uma programação tão antiga?". Pois é, eles estão em expansão e eu tô aqui falando de forma gratuita deles...
Espero ter ajudado!
Comentários
Postar um comentário