HTML é uma sigla para Hyper Text Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação Hipertexto.
O Browser, também conhecido como Navegador, é o programa responsável por interpretar esta linguagem, apesar de não ser o único hoje em dia.
Como funciona o HTML?
Vamos supor que você queira escrever o título principal do seu texto para a Web. Simplesmente escrevê-lo não é suficiente para que o navegador saiba que se trata de um. Para isto, você precisa “marcar” aquela oração utilizando a linguagem HTML. Veja como seria isso:
- Sem a marcação: Estudar HTML é muito legal.
- Com a marcação: <h1>Estudar HTML é muito legal</h1>
Perceba que o título está posicionado entre o que chamamos de “abertura” (<xx>) e “fechamento da tag” (</xx>). Tag é o termo em inglês para “marcação”.
Com a marcação feita, o browser é capaz de entender do que se trata, incluindo uma formatação padrão para o seu título como, por exemplo, colocar em negrito e com tamanho específico.
No exemplo acima, utilizei a tag <h1> onde h vem do inglês Headings (título) e o número 1, que é o primeiro nível de 6 existentes. Portanto, existem, também, as tags h2, h3, h4, h5 e h6 que são subníveis do título principal.
De todas as linguagens que um aluno de Desenvolvimento Web pode estudar, o HTML é uma das obrigatórias, pois é o “esqueleto” de qualquer site.
Quer ver o código HTML de um site? Basta apertar Ctrl + U agora mesmo no seu teclado que uma nova aba abrirá no seu navegador contendo o código aqui do facebook, por exemplo.
Comentários
Postar um comentário